A agência espacial norte-americana, NASA, reuniu a imprensa em seu quartel-general nesta terça-feira, 10, para fazer um anúncio impressionante. A equipe que coordena o satélite Kepler conseguiu identificar e confirmar 1.284 novos planetas fora do nosso sistema solar e dentro da nossa galáxia.

O número de exoplanetas anunciados hoje é mais que o dobro do que havia sido descoberto até agora pelo programa Kepler (1.041). Agora, o total de mundos encontrados pelo satélite chega a 2.325, que se somam aos identificados por outros telescópios e programas formando mais de 3.300 exoplanetas conhecidos na Via Láctea.

O anúncio foi feito com base em dados colhidos entre 2009 e 2013 pelo Kepler, que monitorou um pequeno trecho do espaço sideral durante esse tempo: 150 mil estrelas localizadas entre as constelações de Cisne e Lira. O número de 1.284 exoplanetas foi tirado de uma amostra de 5 mil candidatos, dos quais nem todos foram confirmados como sendo planetas.

Entre esses mundos recém-descobertos, a NASA revelou ainda que 9 deles podem ser rochosos e localizados na zona habitável de seus sistemas solares – isto é, a uma distância suficiente do seu sol para que haja água em estado líquido na superfície. Ainda de acordo com a agência, trata-se do maior anúncio no campo de exoplanetas na história da astronomia.

Via IFL Science