É bem difícil estabelecer qual foi o primeiro robô da história, porque o critério para definir o que é um robô antigo é um pouco obscuro. No entanto, um dos grandes candidatos é Eric, criado no ano de 1928 no Reino Unido, apenas 7 anos depois do escritor tcheco Karel Capek cunhar o termo “robot”.

Ele não era capaz de muita coisa, mas entrou para a história como o primeiro robô britânico. Chamado de “um homem quase perfeito”, a máquina podia apenas sentar e ficar e pé, mexer um pouco seus braços metálicos e proferir algumas frases pré-programadas. Ou seja: ele era mais uma atração do que, de fato, um projeto visionário e futurista.

Mas isso não muda o fato de ter entrado para a história, e lugar de história é no museu. Por isso, o Museu de Ciência de Londres está tentando arrecadar 35 mil libras (cerca de R$ 175 mil) pelo Kickstarter para remontar Eric e poder exibi-lo, já que ninguém sabe o que aconteceu com o modelo original, embora haja suspeitas de que ele foi desmontado e vendido.

O museu já conseguiu encontrar os descendentes dos criadores do robô Eric, identificados como Captain Richards e A.H. Refell e conseguiram algumas informações e material de referência para poder recriar o autômato, que deve ser apresentado em uma exposição que traça uma história de 500 anos de evolução dos robôs.

publicidade

 Via Gizmodo