Quem está buscando se preparando para uma prova, seja de vestibular ou de um concurso público, ganhou no último mês uma ferramenta de estudos. O MECFlix, é uma plataforma de vídeos criada pelo Ministério da Educação que reúne aulas sobre português, história, literatura, matemática, ciências e outras disciplinas. Tudo de forma gratuita.

Para ter acesso aos vídeos, basta apenas realizar o cadastro na página e, em seguida, buscar o conteúdo desejado. O Olhar Digital separou cinco vídeos disponibilizados no serviço que são indispensáveis para quem está se preparando para uma prova como o ENEM. Confira:

publicidade

Feudalismo

O regime feudal foi um importante momento histórico que predominou na Europa durante a Idade Média. Ele tem características que o assemelham um pouco do capitalismo, adotado séculos depois.

publicidade

Reprodução

Entender as características do feudalismo é imprescindível para realizar análises mais complexas sobre o cenário econômico atual.

publicidade

Equações e inequações

Se você busca uma carreira em uma área que privilegie as ciências exatas, como engenharia ou ciências da computação, por exemplo, é melhor saber de cabeça como resolver equações e inequações.

publicidade

Reprodução

Os vídeos do portal tratam o assunto de forma didática e pausadamente para você não se perder no meio de tantas mudanças de sinal, incógnitas e fórmulas.

Descolonização da África

Outro tema muito abordado, principalmente no ENEM, trata a respeito do processo de independência das nações africanas e a influência externa necessária para que isso viesse a acontecer.

Reprodução

O vídeo explica como a Guerra Fria influenciou esse processo e as intenções comerciais de governos como dos Estados Unidos na descolonização dos países africanos.

Humanismo

O conhecimento sobre gêneros literários é quase sempre questionado em provas. O Humanismo foi um dos movimentos mais conhecidos da história e ocorre entra a Idade Média e o período do Renascimento.

Reprodução

O movimento começa em meados de 1500, com a Reforma Protestante e a publicação do livro “O Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente.

Estado gasoso

A área científica conta com aulas até mesmo de química. O vídeo do exemplo mostra a explicação do estado gasoso.

Reprodução

A produção mostra como as reações químicas ocorrem levando em conta pressão, temperatura e volume.