Está chegando a Olimpíada do Rio em 2016, e com ela devem chegar milhares de turistas e atletas de várias partes do mundo ao Brasil. O problema: a maioria esmagadora dos brasileiros não fala nenhum idioma além do português. Por este motivo, o Google iniciou uma campanha que tenta treinar os brasileiros a usarem melhor o Google Tradutor para se comunicarem com estrangeiros.

Segundo uma pesquisa do Ibope, 95% dos brasileiros fala apenas o português, o que forçaria a maioria das pessoas a se comunicarem com turistas apenas pelo “embromation” ou por linguagem de sinais. Os aplicativos de celulares podem facilitar bastante esta intermediação.

Para isso, o Google planeja uma ação ampla, com treinamento presencial para os setores mais diretamente afetados pelo influxo de turistas, incluindo os cobradores e motoristas de ônibus, os taxistas, vendedores em quiosques, monitores de museus, como resultado de parcerias com empresas e organizações.

-> Google Tradutor: como funciona, dicas e tudo o que você precisa saber!

publicidade

Além disso, o Google promete realizar blitze em praias, bares e restaurantes com o objetivo de ensinar a usar os recursos do aplicativo, que permitem, além da tradução do texto digitado ou ditado, o reconhecimento de texto escrito instantaneamente, que deve ajudar a criar cardápios e placas preparados para turistas que só se comunicam em inglês.

A empresa também preparou um site especial e um vídeo que mostra ensina a usar o potencial do Tradutor. Você pode conferir abaixo: