A Opera parece estar empenhada em mostrar que tem um navegador melhor que o líder de mercado. Depois de incluir bloqueador nativo de publicidade e VPN gratuita e ilimitada, o browser agora conta com um sistema de economia de bateria que, segundo afirma a empresa, torna o Opera bem mais eficiente que o Chrome.

O recurso reconhece quando o notebook está desconectado da tomada ou chega a 20% de bateria para sugerir que o usuário ative o modo de economia, o que é feito por meio de um botão que aparece ao lado da barra de endereços.

publicidade

Testes realizados pela empresa revelam que é possível ter 50% mais tempo de navegação com o Opera, em comparação com o Chrome. Com ambos operando normalmente, o Chrome pode ser usado por 1 hora e 54 segundos e o Opera, 1:58; com o modo de economia, o Opera alcançou 2:56.

Para chegar a isso, os engenheiros da Opera analisaram como os navegadores se comunicam com o computador para entender quais partes dessa “conversa” poderiam ser reajustadas em nome de uma melhora de desempenho.

publicidade

O recurso desenvolvido com base nesses estudos reduz a atividade em abas que estão em plano de fundo, acorda a CPU com menos frequência, pausa automaticamente plug-ins não utilizados, reduz a taxa de frames a 30 por segundo, pausa animações dos temas, entre outras coisas.

A novidade, assim como a VPN, está disponível apenas na versão do navegador para desenvolvedores, que é instável, mas pode ser baixada aqui. O bloqueador de publicidade apareceu assim, num primeiro momento, mas agora já está disponível a todos os usuários.