De acordo com oportunidades de trabalho postadas no site de carreiras da Microsoft, a empresa pretende abrir um novo estúdio. Chamado de Evoke Studio, ele deverá ser focado no desenvolvimento de um serviço de “memória digital” para os clientes dos produtos da empresa.

Segundo um dos anúncios de emprego, a missão do Evoke será “criar um portfolio de experiências que mudem para sempre as maneiras como as pessoas criam, lembram, revivem e recontam as memórias que as moldam”. A pessoa contratada, de acordo com a listagem, “trabalhará em parceria com equipes do Microsoft Research e do OneDrive”.

publicidade

Memória digital

Ainda de acordo com os anúncios, o serviço trabalhará com “bilhões de itens” de vídeo e imagem e deverá “transformar a maneira pela qual as pessoas contam suas histórias e preservam suas memórias por meio de fotos e vídeos”. É provável, portanto, que se trate de alguma ferramenta que integre funcionalidades semelhantes às do Google Photos e de redes sociais, aproveitando os arquivos da nuvem do Onedrive dos usuários. 

publicidade

Técnicas de aprendizado de máquina e de mineração de dados estarão entre as tecnologias que funcionarão no plano de fundo do serviço, segundo as vagas de emprego. Uma das vagas anunciadas é para um engenheiro de software na cidade de Lund, na Suécia; a outra é para um gerente de programas na sede da Microsoft, em Redmond, nos Estados Unidos. A abrangência geográfica sugere que o novo estúdio deverá ser uma aposta grande da empresa.

Os anúncios ainda ressaltam que a equipe responsável pelo estúdio possui “um histórico de inovação e narratividade em plataformas como Windows, Kinect e HoloLens”. Isso sugere, segundo o ZDNet, que o novo serviço pode ter recursos que aproveitem as capacidades do equipamento de realidade aumentada da Microsoft.