EnglishPortugueseSpanish
publicidade

O desenho animado “Os Simpsons” foi ao ar no último domingo, 15, na TV americana, com um toque especial. Em seus últimos três minutos de exibição, o protagonista Homer Simpson respondeu ao vivo às perguntas dos telespectadores, que falaram com o personagem pelo telefone. O “truque” por trás do feito histórico foi revelado nesta segunda, 16.

Fazer com que um desenho seja animado ao vivo, pela primeira vez na história da TV, foi obra de um novo produto da Adobe. Trata-se de um software chamado Adobe Character Animator, feito para trabalhar junto com o Photoshop e o After Effects em projetos de computação gráfica. Com ele, é possível fazer edições em tempo real em uma animação usando recursos de captação de movimentos.

publicidade

Quem de fato respondeu às perguntas dos espectadores foi Dan Castellaneta, dublador oficial de Homer na série original. O ator foi colocado diante de uma câmera especial que, com a ajuda do Adobe Character Animator, captou seus movimentos faciais, além de sua voz, e os traduziu em gestos animados para o personagem na TV.

Segundo a Adobe, o software é capaz de captar até as mais sutis alterações na expressão de uma pessoa. Durante o trecho ao vivo do episódio, Homer olhava para os lados e mudava a expressão facial em tempo real, acompanhando as mesmas faces de seu dublador “escondido” no estúdio. A Fox, emissora que exibe a série nos EUA, disse que as ligações, embora “controladas”, foram feitas por espectadores reais e ao vivo.

Além de reproduzir os movimentos de um ator, o programa também permite que os animadores façam mudanças em no desenho enquanto ele é exibido, ou mesmo que reproduzam ações pré-programadas. Durante o trecho ao vivo, outros personagens da série circularam pelo ambiente virtual do programa enquanto Homer respondia ao público. Segundo a Adobe, isso também é fruto do Character Animator.

A empresa, porém, não revelou quando o software será oficialmente disponibilizado. Uma versão beta, porém, foi lançada no ano passado. Os animadores de “Os Simpsons” tiveram acesso a uma prévia mais completa e com recursos exclusivos do programa. Assista abaixo ao trecho exibido ao vivo (em inglês e sem legendas):

publicidade

Via CNET