O Windows 10 deve ser atualizado em julho. O “Update de Aniversário”, prometido pela Microsoft desde a Build, em abril, deve trazer várias novidades interessantes, entre as quais deve estar a versão final da assistente Cortana em português. No entanto, nem tudo são boas notícias: o número de anúncios também vai aumentar.

Mais especificamente, a Microsoft vai aumentar o número de “aplicativos promovidos”, que são exibidos no Menu Iniciar. Eles aparecem lá como aplicativos pré-instalados ou links para instalação em computadores novos ou quando o usuário instala o Windows 10.

publicidade

Atualmente, são cinco apps promovidos aos quais o novo usuário é exposto, mas a quantidade vai dobrar. Durante a WinHEC, a conferência anual da Microsoft para falar com parceiros que produzem computadores e outros dispositivos, a Microsoft confirmou que o número aumentará para dez aplicativos da loja do Windows promovidos.

A Microsoft também reafirmou que o usuário continuará tendo a opção de remover os blocos do Menu Iniciar normalmente. No caso dos apps pré-instalados, a desinstalação não será barrada; nos casos dos blocos que são apenas links para aplicativos, será possível apenas apagá-los daquele espaço.

publicidade

A empresa não detalhou os motivos pelos quais decidiu ampliar o número de aplicativos promovidos, mas é possível que seja mais uma forma de tentar atrair desenvolvedores de aplicativos para a sua plataforma. 

Via The Verge