De acordo com a empresa de pesquisa de dados da internet StatCounter, abril de 2016 foi o primeiro mês em que o Firefox, navegador da Mozilla, foi mais utilizado que o Microsoft Edge e o Internet Explorer juntos. Os navegadores da Microsoft responderam por 15,5% do uso de navegadores em desktops, enquanto o Firefox ficou com 15,6%.

A StatCounter levantou dados de mais de três milhões de sites e mais de 15 bilhões de páginas. Mesmo com a superação dos navegadores da Microsoft, o resultado de abril representou uma queda para o Firefox: em fevereiro, sua porcentagem era de 16,1%, contra 16,6% do Edge e do Internet Explorer.

publicidade

Os dois navegadores, no entanto, perderam espaço para o Google Chrome, que continua firmemente na liderança entre os navegadores. Ele cresceu de 59% em fevreiro para 60,5% em abril. O Firefox, no entanto, perdeu menos usuários para o navegador do Google que os browsers da Microsoft. O gráfico abaixo ilustra a evolução dos navegadores nos últimos 3 meses:

Reprodução

publicidade

As porcentagens acima se referem ao uso dos navegadores em escala global. Tanto nos Estados Unidos quanto no Reino Unido, por outro lado, o Firefox segue na terceira posição atrás do Chrome, em primeiro lugar, e dos dois navegadores da Microsoft, em segundo. 

De acordo com o CEO da StatCounter, Aodhan Cullen, a mudança no mercado evidencia uma falha na estratégia da Microsoft. “A Microsoft pode ter esperado um aumento em sua fatia de uso de navegadores como resultado do lançamento do Windows 10 com o Edge, mas isso ainda não aconteceu. O Chrome continuou a ganhar espaço globalmente”, comentou.

publicidade