Pesquisadores australianos conseguiram estabelecer um novo recorde mundial de eficiência de paineis solares. As células desevolvidas peos cientistas atingiram o índice de 34,5% na conversão de luz solar em eletricidade, superando o recorde anterior, de 24%, de pesquisadores dos Estados Unidos.

O índice foi alcançado através da criação de um dispositivo em forma quadrada de 28 centímetros com incorporado em um prisma. Quando a luz solar atinge o prisma, o raio é dividido em quatro partes, o que aumenta a quantidade de energia produzida.

publicidade

“Este resultado animador mostra que há muita coisa a fazer na pesquisa fotovoltaica para tornar células solares ainda mais eficientes. Extrair mais energia de cada raio de sol é fundamental para reduzir o custo da eletricidade gerada por células solares, uma vez que se reduz o investimento necessário e o retorno vem mais rápido “, explica Mark Keevers, um dos responsáveis pelo projeto.

De acordo com os pesquisadores, a ideia é muito complexa e cara para ser produzida em massa, o que significa que o consumidor deve demorar a contar com a novidade em sua casa. O objetivo agora é reduzir a complexidade do dispositivo.

publicidade

Via Ubergizmo