Uma das novidades mais importantes para o Google não foi revelada durante a grande conferência desta quarta-feira. Na verdade, ela foi escondida em uma sessão escondida na agenda do evento, com o título “Traga seu aplicativo Android para o Chrome”. Isso mesmo: aplicativos do Android vão funcionar no Chrome OS.

A descrição da palestra, encontrada pelo 9to5Google, dá mais detalhes:

publicidade

“Hoje nós anunciamos que vamos adicionar as melhores experiências de aplicativos mobile no mundo, apps do Android e a Google Play Store, ao melhor navegador do mundo, o Chrome! Venha a esta sessão e teste seus aplicativos Android no Chrome OS. Você terá ajuda dos nossos amigáveis engenheiros sobre como você pode otimizar seus apps do Android para Chromebooks.”

Não chega a ser surpresa, já que a especulação já existia há um bom tempo, mas não deixa de ser importante. A novidade aproxima mais o Android do sistema do Google para desktops, tornando uma plataforma mais atraente na competição com o Windows, que é hegemônico em questão de PCs.

publicidade

Mais interessante é o fato de que a Play Store poderá ser utilizada para a distribuição dos aplicativos no Chrome, sem depender da Chrome Web Store, eliminando uma etapa do processo, apontando par uma fusão entre as duas coisas. Já havia sido especulado que o Chrome OS seria aposentado para dar lugar ao Android para PCs, e isso pode ser um indício.

Fica a dúvida se os usuários do navegador Chrome no Windows, e que não usam o Chrome OS, poderão aproveitar a novidade. Em geral, os aplicativos do Chrome OS são compatíveis com o navegador e vice-versa, já que ambos compartilham a mesma base.

publicidade

Via 9to5Google

-> Google Play Store: tudo sobre a loja de aplicativos do Android