Enquanto alguns países há batalhas pela privacidade dos usuários, em outros esse assunto não é tão polêmico. A operadora local japonesa NTT Docomo lançou nesta semana 5 novos smartphones que permitem que o governo rastreie seu conteúdo.

Os celulares, dos modelos Xperia X Performance, Galaxy S7 Edge, Aquos Zeta, Arrows SV e Disney Mobile, permitirão que as autoridades rastreiem o proprietário, mesmo que ele não tenha consentido explicitamente ou mesmo sem ele saber. “Se é solicitado, nós fornecemos informações da posição do usuário através dos sistemas de GPS em telefones de serviços de emergência, tais como a polícia, os serviços de ambulância e a guarda costeira do Japão, em conformidade com as orientações adequadas”, explica a companhia em comunicado.

Os defensores da privacidade do usuário no país se mostraram decepcionados com a operadora. “Esta é uma invasão extrema da privacidade[…] A informação posicional é altamente privada, porque revela os movimentos das pessoas”, afirma o advogado Tsutomu Shimizu. No entanto, ele defende que haja uma regulamentação para acessar tais dados. ” Entendo que as autoridades de investigação precisaram de tais informações em determinadas situações, por isso deve haver uma lei aprovada e compreendida pelo público”, declara.

Via Ubergizmo