A Microsoft e o Facebook anunciaram uma parceria na construção de um cabo submarino através do Atlântico que vai ligar Virginia Beach, nos Estados Unidos, com Bilbau, na Espanha. A promessa é disponibilizar a mais alta capacidade de transmissão existente até então.

As empresas dizem que o cabo MAREA lhes permitirá “atender à crescente demanda dos clientes para a alta velocidade, conexões confiáveis para nuvem e serviços online tanto para a Microsoft quanto para o Facebook”. A construção está prevista para começar em agosto deste ano e as empresas esperam que o processo seja concluído em outubro de 2017. 

publicidade

A expectativa é de que, uma vez em funcionamento, o MAREA seja o cabo submarino de mais alta capacidade de atravessar o Atlântico. Ele contará com oito pares de fibra óptica e foi projetado para lidar com 160Tbps. Além disso, ele deve seguir uma rota diferente dos atuais cabos instalados que ligam a Europa e os Estados Unidos.

Facebook e a Microsoft estão trabalhando em parceria com a Telefónica e sua subsidiária Telxius. Normalmente, essas companhias se juntam a consórcios maiores de empresas de tecnologia e telecomunicações para construir ou investir em cabos. 

publicidade

Via TechCrunch