Desenvolver o logotipo de uma empresa é uma árdua tarefa para qualquer profissional ou equipe de design. É necessário criar um símbolo que transmita todas as ideias e informações a respeito da marca de modo que quem olhar para aquele logo saberá imediatamente do que se trata e o que representa.

Muitas vezes, porém, a ideia por trás do design de um logotipo é tão complexa que é necessário olhar mais de uma vez para entender as linhas que compõem o desenho. Afinal, é comum encontrar mensagens “subliminares” no logotipo de grandes empresas, que agregm ainda mais informação e conteúdo ao desenho.

Confira abaixo os segredos escondidos no logo de cinco empresas conhecidas no ramo da tecnologia.

1 – Amazon

publicidade

Reprodução

A flecha amarela no logo da maior varejista online do mundo passa nitidamente uma ideia de velocidade e entrega rápida. Mas você já reparou que, além de parecer um sorriso, essa flecha também liga as letras A e Z no nome da empresa? É uma maneira sutil de dizer que, na Amazon, você encontra todo tipo de produto, com todas as letras do alfabeto.

2 – Vaio

De volta ao Brasil em parceria com a Positivo, a Vaio é conhecida pelos consumidores graças ao design refinado de seus produtos eletrônicos. Esse cuidado pode ser visto também no logo: juntas, as letras V e A formam a imagem de uma onda seno, símbolo básico da comunicação analógica.

Logo ao lado, as letras I e O lembram os números 1 e 0. Estes, por sua vez, representam a linguagem binária dos sistemas eletrônicos de hoje em dia. Com essas duas representações, a Sony – criadora da marca Vaio – passa sutilmente para o público a ideia de evolução da tecnologia, do analógico para o digital.

3 – Beats by Dre

Uma das principais marcas de fones de ouvido do mundo, fundada pelo produtor musical Dr. Dre, tem também um sutil toque de dupla interpretação em seu logo. Além da óbvia letra B em caixa baixa, o desenho lembra uma cabeça com um par de fones de ouvido da empresa, vista pela lateral.

4 – LG

Você já deve ter reparado que o logotipo da LG usa as letras L e G em um círculo para representar um rosto humano. Embora a empresa diga que o símbolo representa “o mundo, o futuro, a juventude, a humanidade e a tecnologia”, há quem veja o famoso uma inspiração no game “Pac-Man”.

5 – Cisco

Já se perguntou o que são as barras de diferentes tamanhos no logo da empresa de TI Cisco? Não, não se trata de uma representação de ondas sonoras. É na verdade a silhueta, vista de lado, da ponte Golden Gate, localizada em São Francisco, nos EUA. É lá que a companhia está sediada.