Pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley desenvolveram um sistema que consegue transformar pensamentos em fala. A pesquisa está em curso há anos, mas só recentemente os cientistas conseguiram reproduzir com sucesso uma palavra que uma pessoa estava pensando, com base em sua atividade cerebral.

A pesquisa tem analisado como as palavras ditas em voz alta envolvem determinadas áreas do cérebro. “Agora o desafio é reproduzir a fala compreensível a partir de gravações cerebrais feitas quando uma pessoa imagina uma palavra que gostaria de dizer”, explica o professor Robert Knight.

Os pesquisadors usaram eletrodos colocados na superfície do cérebro ligada a áreas de linguagem em pacientes acordados. Durante a fala das pessoas, eles monitoraram o padrão de respostas elétricas das células cerebrais. Depois disso, os cientistas criaram um modelo de computador que consegue decodificar os sinais e transformá-los em sons.

“As novas técnicas e o processamento matemático dos sinais cerebrais nos aproximaram dos detalhes que precisamos para extrair os sinais que são relevantes para a reprodução de um discurso”, conta Knight.

publicidade

Segundo ele, o objetivo é produzir um dispositivo que ajude vítimas de AVCs e paralisia da fala a se comunicar com outras pessoas. “Queremos desenvolver um dispositivo implantável que decodifica os sinais que acontecem no cérebro quando pensamos em uma palavra e, em seguida, transforma esses sinais em um arquivo de som que pode ser reproduzido por um dispositivo de voz”.

Via DailyMail