Em 1995, um usuário precisava de um grande computador com ao menos 4MB de memória RAM e 55MB de armazenamento interno para rodar o Windows 95, última palavra em sistemas operacionais da Microsoft na época. Pouco mais de 20 anos depois, a tecnologia evoluiu a passos largos.

É tanto que um desenvolvedor de 19 anos, chamado Andrea Faulds, conseguiu fazer o outrora pesado sistema operacional rodar dentro do navegador. Acessando win95.ajf.me, é possível reviver a experiência de boot do Windows 95, navegar por pastas do Painel de Controle e até jogar Freecell – sem sair do Chrome, Edge ou Firefox.

O projeto usa o emulador DOSBox, feito para rodar games antigos, compilando códigos de C++ para JavaScript usando o Emscripten. Desse modo, o usuário não precisa instalar um plugin ou baixar qualquer extensão para rodar o Windows 95 no browser, funcionando como um “streaming ao vivo” do sistema.

Ao acessar a página e clicar em “Start”, uma mensagem será exibida reafirmando que o criador da plataforma não é dono da marca Windows (que pertence à Microsoft). A caixa de texto pede que você clique em “OK” para deixar claro que está ciente desta condição e então experimentar o sistema no navegador.

publicidade

O emulador pode demorar um pouco para ser iniciado e é possível que alguns aplicativos e programas não funcionem perfeitamente. De todo modo, vale a pena reviver a experiência de navegar em um Windows 95 para os que conheceram o sistema e os saudosistas de plantão.

Via TNW