Hoje durante sua participação no evento Computex em Taipei, no Taiwan, a Microsoft anunciou que tornará sua plataforma Windows Holographic (reponsável pelo funcionamento do HoloLens) acessível a outras empresas. Isso significa que outras companhias também poderão criar dispositivos de realidade virtual e aumentada para a plataforma, além de experiências compatíveis com o HoloLens, segundo o Engadget.

Durante sua demonstração na Computex, a empresa mostrou um usuário do HoloLens interagindo holograficamente com outras duas pessoas. Uma delas também usava um HoloLens, mas a outra estava com um HTC Vive. Os três conseguiam trabalhar juntos em um ambiente virtual para cooperar em torno de um projeto de design.

publicidade

Segundo o vice-presidente executivo do grupo de Windows e dispositivos da Microsoft, Terry Myerson, a empresa está trabalhando em parceria com HTC, AMD, Intel, Qualcomm, Acer, Asus, Dell, HP, Lenovo e outras para facilitar o acesso à plataforma. Em outras palavras, essas empresas poderão produzir e comercializar óculos compatíveis com a tecnologia e as experiências do HoloLens, além de acessórios.

O HoloLens é capaz de projetar imagens e texturas virtuais sobre superfícies e ambientes do mundo real. A Microsoft chama isso de “realidade mista”. No entanto, segundo a empresa, seus parceiros poderão criar óculos que levem essa experiência adiante, transformando-a em uma experiência totalmente imersiva de realidade virtual caso desejem.