Você já se perguntou como a Netflix faz para determinar o número de “estrelinhas” que ficam ao lado dos filmes e séries da plataforma? Se você imaginou que aquela avaliação representava uma média das notas dadas pelos usuários para aquele filme ou série, você infelizmente se enganou.

Isso fica evidente se você tentar comparar as avaliações que um mesmo filme recebe em contas diferentes.: é bem possível que um filme tenha uma nota na sua conta, mas tenha outra nota completamente diferente na conta de um amigo seu.

publicidade

O motivo para isso é simples: o serviço de streaming oferece avaliações diferentes para usuários diferentes, de acordo com seus gostos. Com base nos filmes que você assiste, a netflix dá “notas” aos outros programas de sua plataforma de acordo com a probabilidade de que você se interesse por eles.

Então, por exemplo, se você costuma assistir a muitos dramas europeus, é provável que um filme de ação dos Estados Unidos apareça para você com uma nota relativamente baixa. Um amigo seu, por outro lado, que adore filmes norteamericanos de ação, provavelmente verá esse mesmo filme com uma nota maior. 

publicidade

Criando um perfil

Nas palavras da própria Netflix, os filmes e séries que você assiste (e as avaliações que você dá aos que você já assistiu) ajudam o serviço a traçar um perfil do seu gosto. Esse perfil é um dos critérios usados pela plataforma na hora de recomendar novos shows a você:

publicidade

Reprodução

Em outras palavras, a Netflix não considera apenas os filmes e séries que você curtiu. Ela compara o seu gosto ao de outros usuários com perfil semelhante ao seu, e vê o que esses outros usuários acharam de filmes e séries que você ainda não viu. É com base também na opinião deles que o serviço escolhe o que lhe recomendar.

publicidade