Quem compra uma TV 4K espera, sem dúvida, ter a melhor resolução possível para uma televisão moderna. No mercado brasileiro, é possível encontrar modelos custando de R$ 1.900 até mais de R$ 30 mil, em monstruosidades de até quase 90 polegadas. Sendo assim, cada centavo investido deve valer a pena.

Mas por mais que as fabricantes vendam TVs prometendo resolução 4K, ou Ultra HD, nem todas oferecem o melhor padrão de qualidade possível. Um televisor até pode vir com 8,3 milhões de pixels compondo a imagens que você vê na tela, mas isso não significa que os pixels estão sendo exibidos da maneira ideal.

A diferença entre uma TV 4K certificada e uma com imagem de qualidade inferior está num par de siglas raramente usado pelas fabricantes no marketing de seus produtos: RGB e RGBW. A primeira representa as cores vermelho, verde e azul (em inglês: red, green e blue) que, quando “misturadas”, formam todas as cores que vemos em qualquer tela.

Esse é o padrão utilizado por TVs certificadas, em que cada um dos pixels é capaz de reproduzir as cores vermelho, verde e azul e qualquer derivação desse trio de primárias. O mesmo não pode ser dito sobre TVs que usam o padrão RGBW, em que a última letra da sigla (que significa “white”, ou a cor branca) faz toda a diferença.

publicidade

Nesse caso, os pixels não são compostos inteiramente por cores misturando verde, vermelho e azul. Em monitores RGBW, uma das cores em um pixel é sempre substituída por uma luz branca, fazendo com que, em alguns momentos, um determinado pixel não seja capaz de exibir a cor verde, vermelha ou azul. É como na comparação abaixo, fornecida pela Samsung:

Reprodução

Não é difícil constatar que a TV sofre uma considerável perda de qualidade e fidelidade a cores por conta do padrão RGBW. Isso acontece porque, normalmente, câmeras usadas em programas de TV, séries e filmes usam o sistema RGB. Se a televisão não consegue reproduzir o padrão da mesma forma, a perda de qualidade se faz sentir.

O principal impacto pode ser notado na intensidade das cores. Em uma TV 4K RGBW, imagens brancas ficam com um tom azulado, enquanto imagens coloridas ficam com menos brilho e opacas. A perda de pixels chega a 25%, e, por isso, algumas agências reguladoras chamam aparelhos desse tipo de TVs “3K”.

Se você tem uma TV 4K em casa e não sabe se ela usa o padrão RGB ou RGBW, saiba que é possível descobrir apenas usando a câmera do celular. Para isso, tire uma foto da tela da TV, de preferência com uma imagem clara sendo exibida, a uma distância de um palmo do display. Aplique também um zoom na foto e um desses será o resultado:

Reprodução

Antes de comprar uma TV 4K, porém, você pode tentar fazer o mesmo teste na loja. Se não for possível, verifique se o modelo que te interessa vem com certificação de órgãos como a Associação de Eletrônicos de Consumo (CEA), dos Estados Unidos, ou a europeia Digital Europe (DE).