A Marinha dos Estados Unidos anunciou ontem a criação do protótipo DAVD (Divers’ Augmented Video Display, ou “display de vídeo aumentado para mergulhadores”). Trata-se de um display transparente que pode ser acoplado ao interior de capacetes de mergulho para transmitir informações de maneira visual diretamente ao mergulhador.

O display consegue transmitir ao mergulhador uma visão “de cima” da região onde ele está, semelhante ao mapinha de canto de tela de jogos de videogame. Ele também é capaz de transmitir outras informações, como mensagens de texto, diagramas, fotos e até mesmo vídeos de realidade aumentada, segundo o TechCrunch. A imagem abaixo mostra uma simulação do que os mergulhadores seriam capazes de ver:

publicidade

Reprodução

Segundo Dennis Gallagher, engenheiro de projetos de sistemas subaquáticos da Marinha, “ao acoplar esse display diretmente dentro do capacete de mergulho, podemos fornecer uma capacidade semelhante a algo de um filme do ‘Homem de Ferro’.

publicidade

Gallagher ainda afirma que a tecnologia foi apresentada a mais de 20 mergulhadores profissionais, que poderão utilizá-la em projetos como construção e resgate de navios, além de outras missões subaquáticas. Os protótipos começarão a ser testados em outubro, e os testes deverão ser expandidos a partir do próximo ano.