A sua timeline no Facebook é um registro histórico de quem você é e quem você foi. É onde ficam guardadas as suas publicações adolescentes e vários posts que podem, com o passar dos anos, causar aquela vergonha natural. Agora, a rede social está testando uma forma de eliminar este “fator vergonha” da linha do tempo.

A ideia é incentivar o compartilhamento de conteúdo na rede social (as pessoas têm postado cada vez menos conteúdo pessoal na rede, e o Facebook está preocupado com isso).  Para isso, o Facebook traz um novo botão, que permite que as publicações apareçam no feed de notícias de seus amigos e na ferramenta de buscas do serviço, mas não fiquem atreladas ao seu perfil, tornando-as muito mais difíceis de encontrar e também dificulta o trabalho do “stalker”, que entra no perfil das pessoas para bisbilhotar fotos e outros conteúdos mais pessoais que elas tenham compartilhado.

publicidade

 

O botão em questão foi observado por Matt Navarra, repórter do site The Next Web. A caixa de opções “Hide From Your Timeline” (“esconder da sua linha do tempo”) faz a função de esconder o post assim que o usuário o publica.

Um representante do Facebook confirmou que o botão está sendo testado, mas afirma que apenas uma fração bem pequena dos usuários já o recebeu. “Ouvimos comentários de que, às vezes, você quer compartilhar posts com amigos e familiares pelo feed de notícias e não tê-los exibidos em sua linha do tempo. A habilidade de esconder o post de sua timeline já existe, e hoje estamos testando um recurso que tornaria ainda mais fácil controlar onde seus posts vivem ao dar a opção de publicar um post apenas no feed de notícias, e não na sua timeline”, afirmou ao Tech Insider.

A medida pode ser uma resposta à popularização do Snapchat, que conquistou seu público justamente pelo fato de que os posts desaparecem depois de algum tempo. Esta modalidade de posts que não aparecem na timeline não traz a mesma privacidade do Snapchat, já que ainda é possível encontrar estas publicações por outros meios, mas pelo menos dificulta bastante que você venha a passar vergonha com algo que publicou no passado. 

Via The Next Web