É inegável que o WhatsApp já se tornou parte da vida de quase toda a população online do Brasil. Estimam-se que haja cerca de 100 milhões de internautas e também cerca de 100 milhões de brasileiros usando o app, segundo a própria empresa. As conversas mantidas no app, assim, se tornam cada vez mais importantes, pessoais e privativas, o que gera uma preocupação sobre como protegê-las.

A empresa já está fazendo o que pode. Recentemente, foi instalado um recurso de criptografia de ponta-a-ponta no serviço, que garante que o que é enviado por uma pessoa só pode ser lido pelo devido destinatário quando a mensagem chega, dificultando bastante que ela seja interceptada (isso tem causado problemas com a justiça brasileira, também).

No entanto, todas as conversas ficam armazenadas localmente no seu celular, e não há muito que o WhatsApp possa fazer para protegê-las nesta situação. Fica por sua conta. Então, é uma boa ideia criar meios de prevenir o acesso ao aplicativo.

Uma boa opção no Android é usar apps que colocam senha em um aplicativo e não permitem o acesso a ele de outra forma. Não faltam opções de aplicativos para realizar esta função, mas a nossa sugestão é o AppLock.

publicidade

Veja como usar:

1- Baixe-o no Google Play

O aplicativo está disponível neste link

2- Ao abrir pela primeira vez, crie um padrão de segurança

O app permite que você desenhe um padrão de segurança, um método de proteção bastante comum no Android. Crie o seu desenho, repita uma vez e dê um e-mail de referência.

Reprodução

3- Selecione o WhatsApp para ser protegido

O aplicativo mostra uma lista com vários recursos e aplicativos do celular que podem ser protegidos com senha. O AppLock pode travar vários outros serviços com senha, mas nossa prioridade do momento é o WhatsApp. Procure-o na lista e ative o bloqueio. Se o seu Android for anterior ao 5.0, o passo-a-passo acaba aqui.

Reprodução

4- Se seu Android é novo, é necessária permissão especial

Se o seu celular tem o Android 5.0 (Lollipop) ou superior, você precisa dar uma permissão especial para o AppLock. O próprio aplicativo irá direcioná-lo para a configuração, basta procurar o item AppLock e selecionar a opção Permitir acesso de uso.

Reprodução

5- Volte ao aplicativo e bloqueie o WhatsApp