Todos os usuários avançados do Android têm seu launcher favorito, mas infelizmente esta possibilidade não é conhecida por todo mundo. Isso porque a palavra em inglês não diz muita coisa para o grande público. Um launcher diferente pode modificar completamente a interface do seu celular e permitir que você a personalize totalmente de acordo com seus gostos.

Não gosta muito da cara do seu celular? Quer experimentar algo novo? Dê uma chance a um launcher diferente. A seguir estão os mais recomendados:

Arrow

Acha que tem Google demais no seu Android? Uma outra opção é instalar o Arrow Launcher, desenvolvido pela Microsoft e dá um toque mais Windows a ele. O app favorece serviços como Bing, Office, Wunderlist, oferecendo links diretos, mas também traz alguns detalhes interessantes para quem não costuma usar os produtos da empresa.

publicidade

Por exemplo: os aplicativos mais usados ficam destacados em uma telinha específica, onde também facilita acesso a notificações, mostra arquivos recentemente modificados, os contatos para quem você mais telefona e suas últimas interações via SMS. É bem prático.

ZenUI

O launcher (ou inicializador, como chama a Asus) foi criado para os aparelhos Zenfone da Asus, mas isso não significa que está restrito a eles. O app está disponível na Google Play Store para quem vê vantagens na interface usada nos aparelhos da empresa, que em geral são visualmente carregados, mas também é profundamente modificável para quem quer opções de customização.

O app permite redimensionar ícones, escolher diferentes layouts, esquema de cores e até mesmo optar se você prefere o esquema tradicional do Android, que permite colocar apenas alguns atalhos na tela inicial ou exibir todos na tela inicial, como acontece no iOS. Os diferentes estilos não devem agradar a todos, mas ainda assim há alternativas suficientes de personalização para fazer valer a pena o teste.

Google Now Launcher

Você sempre quis um Android puro mas nunca se interessou por um Nexus ou pela alternativa mais próxima, que é um celular da Motorola? O Google Now Launcher é o mais perto que você pode chegar em seu aparelho. O aplicativo deixa a cara do Android como o Google idealizou. Ele permite até mesmo o recurso de deslizar da esquerda para a direita para puxar os cards do Google Now, algo que é uma exclusividade do launcher.

O aplicativo é muito bom para quem gosta da proposta do Google, mas não tem muitas opções de customização, então os verdadeiros power-users podem querer algo mais robusto.

Nova Launcher

O Google Now Launcher é básico demais para você? Você pode se esbaldar com o Nova Launcher que oferece quase todos os recursos do Google Now, com uma gama quase infinita de opções de customização. Quer mais aplicativos em apenas uma tela? Você pode. Quer ter liberdade para redimensionar widgets? Você pode. Quer que os ícones se reorganizem quando você usar o celular na horizontal? Você pode.

O aplicativo tem uma opção “Pro”, que é paga, mas as opções grátis já são suficientes para garantir uma boa qualidade de uso recheada de alternativas de configurações.

Aviate

Criado por uma empresa que foi comprada pelo Yahoo, o launcher traz contexto ao seu aparelho. Ele é capaz de destacar os aplicativos que sejam mais interessantes para os momentos específicos do seu dia. Ele percebe onde você está e o horário para apresentar coleções de apps e interfaces que permitem que você use melhor o aparelho para complementar suas atividades.

Plugou os fones no celular? O launcher destaca os aplicativos recursos de controle de mídia e seus aplicativos. Está no carro? O Aviate oferece atalhos para navegação para sua casa ou para o trabalho. Claro, você também tem liberdade de ajustá-lo de acordo com o que você mais necessita.

Apex Launcher

Tem várias funções presentes no Nova Launcher, que permitem o ajuste do tamanho dos ícones, mudança nas animações, criação de comandos por gestos, configuração de comportamentos da tela inicial, entre vários outros. Ele permite que você remova completamente o ícone da gaveta de aplicativos e coloque-a onde você preferir. A aparência também é amplamente ajustável para os seus gostos, com várias opções de visual disponíveis no Google Play.

Buzz

O Buzz é um aplicativo que vai te deixar em dúvidas se você ainda está usando o Android. O launcher traz uma gama enorme de pacotes temáticos que simplesmente não têm nada a ver com o Android convencional, e é um prato cheio para quem quer dar uma cara nova ao seu celular.

Junto de cada pacote temático, também há uma variedade gigantesca de pequenos ajustes que podem ser feitos para ajustar o modo de exibição de cada um dos temas para sua preferência; ainda há um editor de widgets que permitem customizar ainda mais a cara do seu Android.