Cidadãos de Maryland, nos Estados Unidos, começaram a testar nesta semana o Olli, uma espécie de ônibus que dirige sozinho e é capaz de se comunicar com os passageiros. O veículo conta com o IBM Watson, o que significa que ele pode responder comandos e perguntas feitas pelos usuários do serviço.

“O IBM Watson não controla, navega ou conduz o Olli. Em vez disso, os recursos de inteligência artificial ajudam a melhorar a experiência do passageiro e permitir a interação natural com o veículo “, explica um porta-voz da IBM.

publicidade

Os passageiros poderão perguntar, por exemplo, como o veículo funciona, onde eles estão indo e por que o ônibus tomou decisões de condução específica. O Watson também poderá oferecer sugestões de restaurantes ou pontos turísticos às pessoas.

A partir de hoje, unidades do Olli estarão operando em vias públicas de National Harbor, Maryland. O objetivo é implantar esses veículos em Las Vegas e Miami-Dade County, na Flórida, até o final de 2016. O ônibus carrega até 12 pessoas por viagem.

publicidade

Via Re/Code