EnglishPortugueseSpanish
publicidade

A inteligência artificial pode prever se você vai ficar solteiro em breve. Pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia desenvolveram um algoritmo que pode adivinhar se um relacionamento está próximo do fim. De acordo com os pesquisadores, o sistema consegue até dizer quando um namoro está fadado ao fracasso. Confira quais os aspectos analisados pelo computador:

1. Movimentos corporais
Casais que se movimentam de maneira semelhante quando estão juntos indicam um relacionamento saudável. “A interação positiva mostra maior coordenação entre o casal. Assim, uma interação amigável iria mostrar mais coordenação do que uma com conflitos”, explica Narayanan, professor de ciência da computação, linguística e psicologia da Universidade.

publicidade

2. A maneira como as pessoas movem a cabeça
“O jeito como as pessoas movem suas cabeças juntas nos diz algo sobre a riqueza de suas interações”, conta o professor. Um estudo realizado anteriormente mostra que, quanto mais animado e feliz esteja o casal, maiores as chances de moverem a cabeça de maneira semelhante.

A pesquisa analisou a forma como esposas e maridos moviam suas cabeças quando se estavam discutindo um problema na terapia. Foram atribuídos quatro códigos que mediram o componente emocional da relação: aceitação, culpa, positivo e negativo.

Os resultados mostraram que os movimentos da cabeça semelhantes entre casais foram relacionados a códigos mais saudáveis de relacionamento, como positivo e aceitação.

3. Fala
A ideia de que pessoas que convivem bem falam da mesma maneira faz sentido. Casais em relacionamentos felizes tendem a falar com a mesma entonação e ritmo, segundo estudos da universidade.

publicidade

4. Eu X Nós
O jeito como as pessoas se referem a elas também pode mostrar como anda o relacionamento. Indivíduos em relacionamentos saudáveis ​​tendem a pensar sobre seu relacionamento como uma unidade, o que se reflete na maneira de falar (usando o ‘nós’ no lugar de ‘eu’).

5. Coordenação
Em resumo, o sistema consegue analisar se há coordenação entre o casal. A maneira como falam, se movem e balançam a cabeça pode dizer se as pessoas estão felizes e satisfeitas. “Em suma, os seres humanos parecem possuem uma tendência em mostrar maior coordenação em seus comportamentos quando há positividade no relacionamento”, declara Narayanan.

Via BusinessInsider