A nova versão do sistema operacional móvel da Apple, o iOS, foi oficialmente revelada na última segunda-feira, 13. Os engenheiros da empresa subiram ao palco da WWDC, conferência anual para desenvolvedores, e contaram algumas das novidades que o iOS 10 trará aos smartphones e tablets da Maçã no segundo semestre.

Porém, não houve tempo para que cada detalhe da atualização fosse revelado. Membros do programa de testes da Apple já puderam fazer o download do iOS 10 e os recursos que a Apple não comentou começaram a ser divulgados. Entre alguns muito úteis e outros que são apenas curiosos, separamos a partir do relato de diversos usuários alguns deles. Confira:

1) O sistema operacional agora ocupa menos espaço. No iOS 9, o usuário só tinha 11,8 GB livres dos 16GB do iPhone 6s. Após instalar o iOS 10, o espaço livre aumenta para 12,01 GB.

2) O sistema de sensibilidade a pressão 3D Touch está ainda mais proeminente no iPhone 6s com iOS 10. É possível usá-lo até nos botões da Central de Controle, no ícone da câmera, calculadora, relógio e lanterna.

publicidade

3) É também possível usar o 3D Touch em pastas de apps. Se um dos aplicativos dentro de uma pasta tem notificações, você não precisa abri-la para descobrir qual é. Basta pressionar o ícone com mais força e ter acesso direto à notificação.

4) O aplicativo de Mensagens do iPhone também está cheio de novos recursos no iOS 10, mas um que não foi mostrado pela Apple é o de incluir GIFs e imagens da web diretamente pelo app. A opção é semelhante à disponível no Facebook Messenger e no Telegram.

5) Uma mudança bem sutil também foi estabelecida nos efeitos sonoros do sistema. O pressionar de teclas no teclado digital tem agora um novo som, mais abafado do que a versão anterior.

6) O iOS 10 também permite que as fotos em movimento Live Photos sejam editadas. É possível cortar, redimensionar, alterar o posicionamento e até aplicar filtros, sem perder a animação registrada pela câmera.

7) O app de música não é mais interrompido na hora de tirar uma foto. Ao abrir o aplicativo de câmera com alguma música tocando em segundo plano, o som continua em reprodução mesmo enquanto você registra uma fotografia.

8) Quem baixar o iOS 10 em um iPad também verá mudanças na câmera. Com o update é possível alterar o zom da imagem em uma barra lateral, mais próxima dos dedos, se não quiser usar o tradicional toque em formato de “pinça” sobre a tela.

9) Outra novidade que a Apple aprendeu com o Android foi o botão de limpar notificações. Em vez de apagar uma por uma, caso tenha recebido muitas mensagens ou alertas de apps, é possível tocar em apenas um botão para eliminar todas de uma vez.

10) O iOS 10 também sabe onde você estacionou seu carro. Usando sensores do iPhone e o GPS do aplicativo Mapas, o sistema pode determinar (ainda de forma não muito precisa) onde você deixou seu carro ao sair dele. Útil para quem sempre se perde na saída do shopping ou supermercado.

11) Não há mais uma central de games. O app que concentrava as opções de configurações de jogos instalados no iPhone foi eliminado, e seus recursos foram transferidos para uma das guias do aplicativo de Ajustes.

12) Agora o Mapas também indica a temperatura em outras cidades. Basta dar zoom em um local para o qual você pretende viajar e localizar, no canto da tela, a temperatura média no momento. Em algumas regiões, o app também mostra a qualidade do ar.

13) É também possível usar o Mapas para evitar pedágios. Ao pedir que o aplicativo gere uma rota para a sua viagem, há como adicionar um filtro para que os caminhos sugeridos desviem de pedágios ou rodovias, por exemplo.

14) Acessibilidade para daltônicos é uma das preocupações da Apple no novo iOS. As cores do sistema agora podem ser alteradas para refletir com maior fidelidade a forma de enxergar de algumas pessoas com certos níveis de deficiência visual.

15) Por fim, o aplicativo de Agenda agora monitora suas conversas no iMessage para sugerir a marcação de algum evento. Se o app perceber que você está fazendo planos para levar um amigo ao dentista, por exemplo, uma notificação surge automaticamente sugerindo que o evento seja marcado na sua Agenda.