A Estação Espacial Internacional vai implantar uma rede que pode, em breve, conectar todo o sistema solar à internet. Para isso, os cientistas e astronautas adicionaram o protocolo DTN ao Telescience Resource Kit, tornando o satélite a primeira peça da eventual rede de internet do sistema solar.

Como funciona?
O DTN é utilizado em situações em que a conectividade não é completamente segura, por razões como radiação ou obstrução por meio de um planeta. À medida que mais sondas e satélites orbitam a Terra, as interrupções podem se tornar um problema. Para evitar esse tipo de problema, ele “quebra” os dados em pedaços, para que eles possam ser transferidos de maneira independente e depois remontados.

publicidade

Um dos colaboradores do projeto é Vint Cerf, um dos pais da internet. Segundo ele, a utilização do protocolo pode melhorar a vida de pessoas aqui na Terra. “Nossa experiência com o DTN na estação espacial leva a aplicações terrestres adicionais, especialmente para as comunicações móveis em que as conexões podem ser irregulares e descontínuas. Em alguns casos, por exemplo, a bateria será um problema e os dispositivos podem ter de adiar a comunicação até que a carga da bateria seja recuperada. Essas ideias são relevantes para a Internet das coisas e seu crescimento”, explica.

Via TechCrunch