EnglishPortugueseSpanish

Hoje em dia, muitas pessoas sentem dificuldade para ficar longe do smartphone – até mesmo na hora de dormir. Acontece que um estudo publicado por uma revista de pesquisa em medicina nesta semana sugere que ligar a tela do celular durante a noite, no escuro, pode causar perda de visão temporária.

O estudo acompanhou duas mulheres, uma de 22 anos e outra de 40 anos, que não tiveram os nomes divulgados, e que se queixavam de perdas repentinas de visão. A “cegueira temporária” acontecia diversas vezes ao longo do dia, por apenas alguns segundos, e fez com que as mulheres passassem por uma série de exames diferentes até encontrar a causa.

publicidade

A perda de visão começou quando as duas usavam o smartphone de madrugada, na cama, no escuro do quarto. Ambas criaram o hábito de checar suas notificações com apenas um olho aberto e outro tampado pelo travesseiro, o que, segundo os médicos, foi o que acabou causando os momentos de cegueira temporária.

O que acontece é que o olho que ficava coberto pelo travesseiro permanecia mais dilatado para se adaptar à escuridão, enquanto o outro olho ficava menos dilatado para se adaptar à luminosidade. Esse desequilíbrio, segundo especialistas, não causa uma perda de visão real, mas apenas a sensação de cegueira temporária – como quando entramos em um cômodo escuro após alguns minutos na rua sob o sol forte.

A boa notícia é de que o estudo ainda não é conclusivo ou profundo o bastante para que se torne uma recomendação médica. Os pesquisadores que realizaram o estudo, porém, dizem que embora o fenômeno da perda de visão pelo uso de smartphones seja extremamente raro, é melhor evitar ligar a tela do aparelho durante a noite.

Se você precisar mesmo ligar o celular no escuro, os especialistas recomendam que o faça com os dois olhos abertos e com a tela no menor nível de luminosidade possível. Mesmo que não cause cegueira, esse hábito pode prejudicar o seu sono e, consequentemente, afetar a sua saúde em outros aspectos.

Via The Guardian