EnglishPortugueseSpanish
publicidade

Em um evento para jornalistas realizado na manhã desta terça-feira, 28, a Samsung ofereceu uma prévia da sua próxima linha de TVs que deve chegar ao mercado em julho. Os aparelhos virão com a inédita tecnologia de pontos quânticos nos modelo SUHD, que trazem muito mais fidelidade a cores, contraste e luminosidade.

Tony Firjam, responsável pela área de Consumer Electronics da Samsung Brasil, explicou como a tecnologia funciona. Os pixels que constituem cada uma das imagens que você vê na sua TV são formados a partir de um sistema de três cores primárias: vermelho, verde e azul (RGB), que, da sua mistura, formam todas as outras cores.

publicidade

Ao contrário de TVs convencionais, que usam camadas de fósforo amarelo sobre um diodo azul para produzir luz, as TVs SUHD da Samsung virão com essas partículas do tamanho de uma hélice do nosso DNA – mais precisamente entre 2 e 7 nanômetros de diâmetro – que, iluminados por esse mesmo LED azul, podem formar qualquer cor.

Graças aos pontos quânticos, uma televisão pode exibir até 1 bilhão de cores diferentes, enquanto os modelos tradicionais vendidos no mercado exibem “apenas” 16 milhões de possíveis variações. Além disso, os próximos aparelhos da Samsung chegarão ao Brasil com resolução 4K certificado (entenda a diferença clicando aqui) e também a tecnologia HDR.

Essa sigla, por sua vez, significa High Dynamic Range (Alto Alcance Dinâmico), e permite que a tela da TV seja capaz de realçar os pixels mais escuros e os pixels mais claros separadamente, de acordo com sua iluminação. Isso faz com que as imagens sejam muito mais realistas em termos de contraste e luminosidade.

Assim, partes escuras da imagem ficam mais escuras, e as partes claras ficam mais claras. O que a tela faz é mesclar três imagens, com níveis de exposição diferentes, para balancear esse contraste da maneira mais inteligente possível. Muitos smartphones modernos já tiram fotos com função HDR.

publicidade

Reprodução

A empresa sul-coreana, porém, não revelou a data em que essa nova linha de TVs chegará ao Brasil, tampouco o preço de cada modelo. Tudo o que a Samsung revelou foi que os aparelhos devem começar a chegar às lojas em julho, e que mais detalhes serão divulgados antes do lançamento oficial.