“Eu vos declaro marido e smartphone”. Com essas palavras, um padre da Little Vegas Chapel casou o estadunidense Aaron Chervenak com o seu smartphone no mês passado. Segundo Chervenak, o objetivo era “mostrar como os celulares estão se tornando importantes em nossas vidas dárias”. 

Aaron não chegou a confirmar qual era o modelo do dispositivo, embora seja possível ver no vídeo da cerimônia (realizado pela KTNV-TV) que o aparelho se assemelha, ao menos, a um iPhone 6 ou 6s. O noivo vestiu um smoking para a cerimônia, enquanto o dispositivo foi equipado com uma capinha branca com um anel na parte traseira para que ele encaixasse seu dedo anelar.

publicidade

O vídeo do casamento pode ser visto abaixo:

publicidade

“Nós nos conectamos com nossos celulares em tantos níveis emocionais. Nós nos voltamos a eles em busca de conforto, para nos acalmar, para nos ajudar a dormir, para tranquilizar nossas mentes”, e para mim, isso também é o cerne de um relacionamento amoroso” disse Chervenak, embora ao menos um estudo relacione depressão com maior uso de smartphones. “Por isso eu decidi ver como seria casar com um celular”, completou.

Casamento 

publicidade

Michael Kelly, o dono da Little Vegas Chapel, chegou a admitir que “primeiro foi tipo ‘o quê?’, mas depois foi tipo… ‘tá bom, vamos nessa'”. Segundo Aaron, a capela lhe pareceu “não apenas aberta à ideia, mas realmente animada com essa possibilidade”.

Durante a cerimônia, o noivo prometeu “amá-la, honrá-la, confortá-a, resguardá-la e ser fiel a ela” (“ela”, no caso, referindo-se ao aparelho). Em seguida, ele colocou seu dedo anelar no espaço reservado para isso na traseira da capinha nupcial e renovou sua promessa para “todos os dias de minha vida”. Não houve beijo no final da cerimônia.

publicidade

Embora a cerimônia tenha sido realizada normalmente, o casamento não é legalmente reconhecido pelo estadom de Nevada. “Ainda não é legal se casar com smartphones, mas o que eu espero é que o meu casamento aja como um ato simbólico”, disse Chervenak.