Uma equipe de pesquisadores da University College Southeast Norway criou um projeto curioso para estudar o comportamento de organismos unicelulares em ambientes tridimensionais. Eles criaram uma versão microscópica do clássico labirinto de Pac-Man para averiguar como os organismos se movem por ele. 

Mais especificamente, os cientistas queriam estudar o comportamento de protozoários em ambientes microscópicos de três dimensões. Os protistas estudados pelos pesquisadores foram euglenas, ciliados e rotíferos. Os dois primeiros faziam o papel de Pac-Man, enquanto o terceiro grupo, por ser predador dos dois primeiro, imitava os fantasmas. O vídeo do projeto pode ser visto abaixo:

De acordo com o professor Erik Andrew Johannessen, que liderou o estudo, o labirinto de menos de um milímetros de diâmetro se assemelha aos pequenos canais e estrutura que esses seres vivos encontrariam em sua vida fora do laboratório. Por isso, o formato foi considerado interessante para estudar seu movimento, segundo o Kotaku.

publicidade

O projeto já rendeu aos pesquisadores algumas descobertas. A principal delas foi relacionada ao movimento dos rotíferos: os cientistas observaram que eles se moviam de maneira hesitante pelo labirinto de início. No entanto, após alguns dias, eles já conseguiam navegar com facilidade pelos canais. Segundo os pesquisadores, é provável que isso ocorra porque eles tenham deixados rastros químicos. 

Em seguida, eles pretendem continuar a observar o movimento dos protozoários pelo espaço, a fim de entender melhor a lógica de seu deslocamento. Por outro lado, Johannessen também comentou que o estilo Pac-Man da pesquisa foi escolhido para comunicar melhor a ciência ao público e chamar atenção para seu campo de pesquisa.