Siga o Olhar Digital no Google Discover
O Snapchat introduziu um novo recurso que é praticamente uma guinada de 180 graus em sua estratégia. A empresa apresentou a ferramenta Memories, que permite que o usuário guarde seus snaps no aplicativo e os publique novamente em um momento que seja mais conveniente. A empresa promete liberar a novidade dentro de um mês.
Ofertas
Por: R$ 19,90
Por: R$ 819,00
Por: R$ 22,90
Por: R$ 2.240,00
Por: R$ 1.998,89
Por: R$ 2.498,89
Por: R$ 404,90
Por: R$ 129,90
Por: R$ 412,69
Por: R$ 593,00
Por: R$ 3.598,94
Por: R$ 469,00
Por: R$ 5.610,00
Por: R$ 499,00
Por: R$ 379,00
Por: R$ 1.616,02
Por: R$ 179,90
Por: R$ 2.759,00
Por: R$ 199,00
Por: R$ 166,19
Por: R$ 399,00
Por: R$ 132,00
Por: R$ 473,00
“Você pode usar o Memories para criar novas histórias de Snaps que você já tirou ou até combinar diferentes histórias em uma narrativa mais longa! É divertido celebrar um aniversário encontrando Snaps antigos e unindo-os em uma nova História”, diz a empresa explicando o novo conceito, detalhado no vídeo abaixo (em inglês, mas dá para entender bem mesmo sem conhecer o idioma):
O aplicativo nasceu e se popularizou apostando na espontaneidade dos usuários, que só poderiam publicar fotos e vídeos feitos no momento. Depois de algum tempo, os posts passavam a ser inacessíveis tanto para quem publicou e para quem recebeu. O Memories contraria totalmente este propósito.
Por um lado, é compreensível a visão da empresa. A natureza ágil do aplicativo afasta boa parte do público (normalmente mais velhos), incapaz de entender sua proposta inicial. Apesar de o app ser extremamente popular entre jovens, ele precisa atingir um público mais amplo se quiser se tornar mais rentável, especialmente quando falamos em publicidade.
Do outro lado, existe o fato de que o Snapchat está traindo sua proposta. Muitas pessoas abriam o app para ver o que seus amigos estavam fazendo em um determinado momento. Com o Memories, você pode postar uma foto da sua última viagem depois que você já voltou dela, por exemplo, e isso pode ter um impacto grande entre a comunidade que mais apoia o aplicativo. Não há mais tanta diferença entre redes sociais mais estabelecidas como Facebook e Instagram agora que o Snapchat tem o Memories.