O Snapchat introduziu um novo recurso que é praticamente uma guinada de 180 graus em sua estratégia. A empresa apresentou a ferramenta Memories, que permite que o usuário guarde seus snaps no aplicativo e os publique novamente em um momento que seja mais conveniente. A empresa promete liberar a novidade dentro de um mês.

“Você pode usar o Memories para criar novas histórias de Snaps que você já tirou ou até combinar diferentes histórias em uma narrativa mais longa! É divertido celebrar um aniversário encontrando Snaps antigos e unindo-os em uma nova História”, diz a empresa explicando o novo conceito, detalhado no vídeo abaixo (em inglês, mas dá para entender bem mesmo sem conhecer o idioma):

O aplicativo nasceu e se popularizou apostando na espontaneidade dos usuários, que só poderiam publicar fotos e vídeos feitos no momento. Depois de algum tempo, os posts passavam a ser inacessíveis tanto para quem publicou e para quem recebeu. O Memories contraria totalmente este propósito.

publicidade

Por um lado, é compreensível a visão da empresa. A natureza ágil do aplicativo afasta boa parte do público (normalmente mais velhos), incapaz de entender sua proposta inicial. Apesar de o app ser extremamente popular entre jovens, ele precisa atingir um público mais amplo se quiser se tornar mais rentável, especialmente quando falamos em publicidade.

Do outro lado, existe o fato de que o Snapchat está traindo sua proposta. Muitas pessoas abriam o app para ver o que seus amigos estavam fazendo em um determinado momento. Com o Memories, você pode postar uma foto da sua última viagem depois que você já voltou dela, por exemplo, e isso pode ter um impacto grande entre a comunidade que mais apoia o aplicativo. Não há mais tanta diferença entre redes sociais mais estabelecidas como Facebook e Instagram agora que o Snapchat tem o Memories.