A região da ex-Alemanha Oriental é lar do maior número de ateus no mundo, sendo que somente 8% da população afirma acreditar em Deus. Além disso, o cristianismo deve se tornar uma minoria religiosa no país nos próximos 20 anos.

Para reverter essa situação, as igrejas protestantes locais desenvolveram um plano para atrair as pessoas de volta: oferecer Wi-Fi gratuito em todas as igrejas na antiga Alemanha Oriental.

O projeto de distribuir o “Godspots” prevê conectar 220 igrejas em Berlim e expandir para 3 mil igrejas, centros comunitários e instituições religiosas nos próximos meses. A iniciativa também é uma comemoração antecipada do 500° aniversário da Reforma Protestante de Martinho Lutero, que acontece no ano que vem.

“As pessoas não estão menos espirituais do que antes, mas o ponto da Reforma era que a igreja precisa evoluir continuamente”, diz Christoph Heil, porta-voz do projeto. “Queremos mostrar que os edifícios da igreja ainda pode ser locais de encontro para a comunicação.”

publicidade

Se o Godspot atinge o seu objetivo, no próximo ano, a igreja protestante pode se tornar um dos maiores provedores de Wi-Fi aberto em toda a Alemanha.

Apesar de ser uma das nações mais industrializadas e a quarta maior economia do mundo, a Alemanha fica para trás quando se trata de acesso público a conexão Wi-Fi. O país tem cerca de 15 mil hotspots de Wi-Fi livre, o que equivale a um para cada 10 mil pessoas. Em comparação, nos Estados Unidos o número de pontos de conexão por pessoa se multiplica por cinco, enquanto no Reino Unido esse valor é 28 vezes maior.

A culpa disso é uma lei que responsabiliza a pessoa ou empresa que opera um hotspot por qualquer coisa ilegal que alguém faça em sua rede. Por exemplo, se alguém em um café com Wi-Fi gratuito baixa uma música na internet, o dono do estabelecimento pode ser processado por pirataria.

Via Motherboard