O mercado de transporte individual enfrenta um período de mudanças drásticas após a chegada do Uber ao Brasil. O serviço que oferece a contratação motoristas particulares por preços mais em conta está obrigando as empresas de táxis a se reinventarem para não ficarem para trás. E foi exatamente isso que a 99Taxis, uma das principais companhias do ramo, resolveu fazer.

A empresa que funciona por aplicativo anunciou nesta segunda-feira, 1, que uma nova modalidade de seus serviços entrará em vigor a partir de setembro. A novidade irá possibilitar a contratação de motoristas particulares que realizam os serviços por tarifas mais baixas. Ao todo serão cerca de 1.000 motoristas cadastrados no serviço “99 Pop” na capital paulista, cidade que estreia a modalidade.

publicidade

A principal diferença entre essa modalidade para um táxi comum é que os motoristas irão utilizar seus carros próprios ou de terceiros para atenderem os clientes que irão solicitar as corridas pelo aplicativo. Dessa forma, elas ficariam 20% mais baratas já que o custo para os próprios motoristas seria reduzido uma vez que eles não precisariam arcar com o pagamento do alvará para trabalhar.

Os motoristas escolhidos para fazerem parte desse novo serviço serão preferencialmente taxistas que já estão cadastrados na plataforma. Eles também terão que possuir carros com até cinco anos de uso. Contudo, outros usuários também poderão trabalhar no serviço futuramente com seus próprios carros – táxis ou não.

publicidade

Um diferencial interessante em relação ao Uber e o Cabify é que os usuários que solicitarem a categoria 99Pop e que forem atendidos por táxis convencionais poderão trafegar pelos corredores de ônibus. As viagens, assim, seriam mais rápidas do que as realizadas nos serviços concorrentes.

A inovação chega em um momento que o mercado de táxis enfrenta dificuldade. Segundo Ricardo Kauffman, gerente de relações públicas da empresa, as corridas de táxi caíram cerca de 40% por causa do preço entre janeiro e agosto de 2016. “Se a gente continuar só trabalhando com táxi, vamos ter muito menos capacidade de competir e fortalecer o sistema”, disse.

publicidade

Via Estadao