A Microsoft começa a liberar nesta terça-feira, 2, a primeira grande atualização do Windows 10. O chamado Update de Aniversário traz novos recursos ao sistema, que completa seu primeiro ano de disponibilidade nesta semana.

A principal novidade da atualização é a assistente virtual Cortana. Os computadores que receberem o update poderão finalmente permitir que o usuário brasileiro faça pesquisas, agende compromissos, consulte a previsão do tempo, entre outras tarefas, apenas por comandos de voz.

publicidade

A versão em português brasileiro da Cortana já estava disponível para membros do Windows Insider desde novembro. Nesse caso, apenas os usuários participantes do programa de testes da Microsoft tinham acesso à funcionalidade, que agora está disponível para todos.

Por enquanto, porém, a assistente virtual só funciona com máquinas com Windows 10. Ou seja, nada de Cortana para Xbox One, Android, iOS ou mesmo Windows 10 Mobile por ora. Essas plataformas devem receber a assistente com suporte ao português brasileiro gradativamente, segundo a Microsoft.

publicidade

Outras novidades

Não é só a Cortana em português que vem junto com o update de aniversário do Windows 10. O sistema operacional também ganha diversos novos recursos: alguns são apenas detalhes, outros não são tão interessantes para todos os usuários.

publicidade

Uma das novidades é o novo Menu Iniciar, que embora permaneça com o mesmo design e aparência de sempre, passa a organizar seus aplicativos de maneira mais intuitiva. Sai o submenu “Todos os aplicativos” e entram duas novas pastas: uma para os apps mais usados e outra para os baixados recentemente.

Outro acréscimo à navegação é o chamado Windows Ink. Trata-se de um sistema que dá novas e mais complexas funções à caneta stylus que acompanha alguns tablets e notebooks híbridos no mercado, como o Surface Pro, da Microsoft. Com a caneta, o usuário pode criar notas autoadesivas que interpretam a sua caligrafia e, quando for o caso, atribuem funções a ela.

publicidade

Se você anotar o endereço de um site na tela, por exemplo, o Windows Ink reconhece que aquilo é um link e permite que você clique sobre ele para direcioná-lo à página correspondente da web. É possível usar também réguas virtuais para deixar suas linhas retas em desenhos e rascunhos e também tirar screenshots da tela com anotações por cima.

O Hello, sistema de login por registro biométrico do Windows 10, também ganha novas funções. Agora, se você tem um dispositivo com leitor de impressão digital ou com uma câmera de alto nível, pode usar seu rosto ou dedo de login também em aplicativos da App Store.

A Microsoft abriu o Hello para que desenvolvedores possam usá-lo como sistema de autenticação. Você pode confirmar a compra de um aplicativo usando seu rostou ou dedo, por exemplo, além de desbloquear o sistema, como já é feito desde o lançamento do sistema operacional.

O update de aniversário do Windows 10 começa a ser lançado nesta terça e deve alcançar todos os usuários gradativamente. Ou seja, nem todo mundo receberá a atualização ao mesmo tempo. Diferentemente do upgrade para Windows 10, essa atualização é obrigatória e não pode ser negada.