As olimpíadas do Rio, que começam no final desta semana, são um prato cheio para as empresas de tecnologia, que aproveitam a atenção do mundo todo no evento para testar uma série de dispositivos, que incluem roupas, aparelhos, calçasdos e até sistemas de vigilância e proteção. Confira o que há de mais moderno nos Jogos Olímpicos Rio 2016:
Os fones de ouvido feitos pela Halo Neuroscience prometem mais do que música. Eles usam uma tecnologia chamada neuropriming para enviar sinais elétricos ao córtex motor do cérebro, estimulando os músculos a trabalharem melhor durante os treinos. O equipamento está sendo usado por diversos atletas.
A preocupação de atletas em contato direto com água contaminada é a propagação de infecções e doenças. Pensando nisso, pesquisadores da Philadelphia University desenvolveram um traje que repele a água e tem um acabamento anti-micróbios.
A segurança é uma das maiores preocupações durante os jogos olímpicos. O sistema de vigiância Simera grava imagens de alta resolução em áreas movimentadas durante o dia e a noite em tempo real. Originalmente, a tecnologia foi desenvolvida para zonas de combate e será a primeira vez que ela será testada em eventos esportivos.
Além da água contaminada e da possibilidade de doenças contagiosas, a epidemia do vírus Zika é uma grande preocupação de saúde no Rio. A empresa de biotecnologia Cerus doou 1.350 kits de esterelização de sangue para os Jogos Olímpicos. Em 4 minutos, o kit mata patógenos no sangue doado, usando um reagente químico e a iluminação ultravioleta.
A Visa apresentou um protótipo de token vestível que será usado durante os jogos por 45 atletas. O anel é resistente à água e possui uma antena para a comunicação. Assim, não é preciso pegar a carteira ou o celular para realizar um pagamento. Em caso de furto, o dispositivo pode ser desabilitado no celular do proprietário.
A Nike lançou novos tênis de corrida para as olimpíadas deste ano. O modelo usa a impressão 3D para a sola do calçado e possui “pinos” para trás e para frente para aumentar a tração durante os exercícios.
A Oakley também desenvolveu dispositivos para seus atletas patrocinados. Os óculos de sol da companhia possuem lentes Prizm, que contém uma tecnologia capaz de deixar detalhes mais nítidos ao filtrar a luz que entra. De acordo com a empresa, a tecnologia garante a visão melhorada em oito ambientes diferentes.
Não são só os atletas que contarão com avanços tecnológicos. Os espectadores poderão, pela primeira vez em eventos do tipo, contar com a realidade virtual para acompanhar de perto as provas. A rede de televisão NBC anunciou recentemente uma parceria com a Samsung para oferecer conteúdo diário em 360 graus.
Via Discovery
Esta post foi modificado pela última vez em 10 de novembro de 2022 10:22