Você certamente já se deparou com o erro 404, um código de resposta HTTP exibido pelo navegador quando o usuário tenta acessar uma página da web que está fora do ar ou não existe mais. A Mozilla, desenvolvedora do Firefox, começou a testar um plano ousado: acabar com o erro 404.

O browser está experimentando em seu programa de testes um recurso que substitui a tela de “página não encontrada” por uma versão de arquivo do endereço. Em outras palavras, quando o usuário tentar acessar um site que está fora do ar ou não existe mais, o Firefox poderá mostrar um retrato daquela página, uma espécie de fotografia, não interativa, de quando ela ainda existia.

publicidade

A função seria opcional e as versões arquivadas das páginas seriam cortesia do Internet Archive, uma espécie de museu virtual da web. O recurso, porém, não deve funcionar com todos os endereços, nem caso a página redirecione o usuário para outro site ou se o HTTP reportar outro erro que não seja o 404. Ainda não se sabe quando o recurso deixará a fase de testes e será liberado para todos os usuários.

Via The Verge