Mesmo com temperaturas médias de mais de 462 graus Celsius, vulcões e uma diferente pressão barométrica, um estudo da NASA mostrou que Vênus pode ter habitado vida há bilhões de anos.

Pesquisadores do NASA Goddard Institute mostraram que Vênus pode ter sido, ao logo da história, composto por vários oceanos e clima habitável, assim como a Terra. No entanto a atividade vulcânica transformou o planeta no que conhecemos hoje.

Vênus recebe cerca de 40% mais radiação solar que a Terra, e é quase do mesmo tamanho que o nosso planeta. Além do calor, Vênus tem uma atmosfera com uma densa camada de dióxido de carbono e nuvens espessas que refletem cerca de 70% da luz solar de volta para o espaço.

A equipe relatou que, há bilhões de anos, o planeta poderia conter oceanos profundos e uma atmosfera menos tóxica, e suas temperaturas beiravam 11 graus Celsius, com máximas de 35 graus Celsius. Os novos levantamentos não provam que Vênus já foi habitável, mas mostram que o planeta poderia ter suportado vida. Esse tipo de pesquisa ajuda os astrônomos a reconsideras as zonas habitáveis fora da Terra, além de oferecer novas teorias para como surgiu a vida no nosso planeta.

publicidade

Via Engadget