A Xiaomi demorou, mas finalmente apresentou seu tão especulado laptop Mi Notebook Air, com design ultrafino e visual descaradamente inspirado nos Macbooks da Apple (até o nome é parecido!). O produto começou a ser distribuído na China e, bem na tradição da maçã, já foi desmontado para que seu interior seja conhecido.

É sempre interessante observar a parte interna de um notebook tão fino quanto este modelo novo da Xiaomi. Esse tipo de eletrônico reúne componentes de alto desempenho em pouco espaço, e observar como eles estão dispostos e encaixados sempre é enriquecedor.

publicidade

O modelo mais robusto conta com tela de 13,3 polegadas e pesa 1,28 kg; com 14,8 milímetros de espessura, ele é 13% mais fino que o MacBook Air, e seu corpo é 11% menor. O processador é um Intel Core i5, há 8 GB de RAM, 256 GB em SSD (que podem ser expandidos) e cartão gráfico GeForce 940MX, da NVIDIA. Sua bateria dura mais de 9 horas e é possível carregar metade dela em 30 minutos. Ele vem com Windows 10 Home e permite desbloqueio com a Mi Band.

publicidade

Já o outro tem 12,5 polegadas — o “tamanho de uma revista”, segundo a Xiaomi, com 12,9 milímetros de espessura — e pesa 1,07 kg. Por dentro há um Intel Core M3, 4 GB de RAM e 128 GB no SSD. A bateria dura mais de 11 horas.

Do processo de desmontagem, feito pelo youtuber Sami Luo, também é possível perceber que a bateria do modelo de 12,5 polegadas tem 4.866 mAh e 37 Wh, e o de 13,3 polegadas tem uma de 5.107 mAh e 39 Wh. Também foi possível observar que o SSD usa o formato M.2 é parece ser bem simples de trocar para aumentar o espaço, enquanto a memória RAM não é atualizável.