Vamos convir: ninguém gosta de gastar dinheiro com um jogo grátis. Pokémon Go tem suas mecânicas que permitem jogar o jogo inteiro sem gastar dinheiro, mas se você não quiser se movimentar demais para avançar, você precisa reunir pokécoins para comprar itens que facilitam bastante o jogo.

Estas pokécoins podem ser trocadas por vários itens como o Lucky Egg, que dá o dobro de experiência, o Lure Module, que atrai as criaturas para uma pokéstop, incenso que atrai Pokémon para perto do jogador e, claro, pokébolas. Todos esses itens são possíveis de obter jogando gratuitamente, mas existem dois complementos que só podem ser adquiridos com pokécoins, que aumentam o número de itens e pokémons que você pode carregar.

O que o jogo não deixa claro é que existe outra forma de obter pokécoins para fazer essas compras, sem precisar gastar dinheiro. E é aí que entra a mecânica de disputa pelo controle de ginásios.

Antes de tudo, como funcionam os ginásios?

publicidade

Muita gente está preocupada apenas em capturar as criaturas e ignora os ginásios. Tudo bem, é plenamente possível jogar dessa forma sem se preocupar em tentar controlá-los. No entanto, eles são a única forma de obter pokécoins sem colocar a mão na carteira.

Os ginásios são onde ocorrem as batalhas que colocam em confronto os três times do game. Seu objetivo é fortalecer os ginásios aliados e enfraquecer os rivais.

Nos ginásios do seu time, você usa um Pokémon seu para “treinar”, o que garante mais pontos de prestígio para sua equipe naquele local. Quanto mais pontos de prestígio, maior o nível do gym e maior o número de Pokémons que ele pode guardar (nível 5 = 5 Pokémons). Quando houver um lugar vago em um ginásio do seu time, você pode colocar algum Pokémon seu, e lá ele ficará até ser derrotado em batalha.

Nos ginásios adversários, sua missão é diferente. Você pode usar um time de até seis Pokémons para batalhar com as criaturas daquele ginásio. A cada vitória sua e da sua equipe, o prestígio é reduzido, até o ponto em que o gym deixa de ser posse de um time e passa a ser neutro. A partir daí ele pode ser controlado por quem dominá-lo primeiro.

E como usar isso para ganhar pokécoins?

Como dito, você pode colocar um Pokémon em um ginásio neutro ou deixá-lo em um posto vago em um ginásio aliado. Você só pode colocar uma criatura sua por ginásio.

Quando você tem algum bicho seu nesta posição, você pode coletar 10 pokécoins na loja de itens. Este valor é concedido ao jogador por cada ginásio em que você tenha deixado um Pokémon seu. Ou seja: se você participa de 10 ginásios, são 100 moedas.

Só que tem um problema: você só pode resgatar as moedas uma vez a cada 21 horas. E você só tem direito a elas enquanto o seu Pokémon estiver defendendo o ginásio. Se a sua criatura for derrotada e eliminada do ginásio e você ainda não resgatou seu dinheirinho, você não tem mais direito a ele.

Os ginásios são extremamente disputados e é difícil para um jogador manter um Pokémon em um único gym por um tempo prolongado. Manter-se em mais de um, então, é quase impossível. Isso significa que a melhor opção é, assim que conseguir colocar uma criatura em um ginásio, resgatar o mais rápido possível a recompensa. Isso significa que é muito difícil receber mais de 10 pokécoins por dia.

Como resgatar as pokécoins

Como dito, você só pode fazer este procedimento a cada 21 horas, e ele é bem simples. Basta acessar o menu Shop e procurar um ícone de escudo na parte superior direita da tela. Se ele tiver um número diferente de zero, você pode tocar nele para receber sua recompensa: 500 de stardust e 10 pokécoins para cada Pokémon que você tenha em um ginásio.

Em seguida, o sistema começará uma contagem regressiva de 21 horas para que você possa repetir o procedimento.

Reprodução