A IBM, a BRF e a Universidade Positivo, em parceria, estão promovendo o HACKIT, um hackathon no campus da universidade em Curitiba, nos dias 20 e 21 de agosto. O objetivo é que os participantes criem soluções inovadoras de tecnologia para a indústria de alimentos usando a plataforma Bluemix da IBM.

Estudantes e outros convidados se uniram em grupos para idealizar e prototipar seus programas em, no máximo, 33 horas entre sábado e domingo. Entre hoje e amanhã, eles terão o auxílio de mentores das duas empresas e da universidade, e também verão palestras sobre assuntos como empreendedorismo e as tecnologias da IBM.

publicidade

Os vencedores terão 3 vagas de estágio na BRF, sessões de mentoria com executivos da IBM e até oito ingressos para o evento InterCon, que acontece em outubro em São Paulo. Além disso, membros dos três grupos melhores colocados também serão convidados para um processo seletivo de vagas de emprego na BRF, terão acesso à Bluemix por 60 dias (além dos 30 iniciais) e ganharão kits da IBM.

Ao longo do dia de hoje, os designers, desenvolvedores e administradores inscritos estão propondo suas idéias e se unindo em grupos para começar a trabalhar. Amanhã, eles terão o desafio de mostrar os aplicativos que idealizaram já em funcionamento para um grupo de jurados das empresas, da universidade e do setor de tecnologia. Os vencedores serão anunciados amanhã, às 19 horas.

publicidade

Tecnologia à mesa

A meta que o hackathon propõe aos participantes é planejar “uma ideia genial sobre o futuro da produção, logística e venda na Indústria de Alimentos“. Suas criações, portanto, podem ser voltadas para qualquer parte da cadeia produtiva de alimentos.

Reprodução

Para ajudar no processo, os participantes também poderão assistir a uma série de palestras sobre temas como a plataforma Bluemix da IBM e empreendedorismo. Especialistas da BRF também conversaram com os participantes para oferecer uma série de sugestões de ideias áreas sobre as quais eles podem focar seus trabalhos.

publicidade

Algumas delas são a área de relacionamento com consumidores, preocupações e iniciativas sociais e conscientização sobre alimentação saudável. Com isso, aplicativos que ajudem os usuários a se alimentar melhor, redes de controle de logística e apps infantis usando o mascote da Sadia são idéias possíveis.