O HACKIT, um hackathon promovido pela IBM, a BRF e a Universidade Positivo em parceria, chegou hoje ao final. A equipe vencedora foi a criadora do projeto “Controle Cognitivo de Frota”, que tem o objetivo de melhorar a eficiência das frotas logísticas de empresas.

A solução criada pela equipe usa recursos da IBM para ajudar a diminuir acidentes na frota de caminhões da BRF. O grupo, com seis integrantes, foi um dos onze grupos que chegaram à final do evento. As criações dos onze participantes podem ser vistas por meio deste link.

Premiação

Com a vitória, os integrantes do grupo terão três vagas de estágio na BRF, sessões de mentoria com executivos da IBM e ingressos para o evento InterCon, que acontece em São Paulo em outubro. A vitória também rendeu ao grupo mais 60 dias de acesso gratuito à plataforma Bluemix da IBM, kits da IBM e um drone.

publicidade

Os grupos por trás das ferramentas VolunHelp e Lequetech ficaram com a terceira e segunda posição do hackathon, respectivamente. Com isso, ganharam também os 60 dias de acesso gratuito à Bluemix, os kits da IBM e a oportunidade de participar de um processo seletivo para vaga de emprego na BRF.

Emoção

De acordo com Marcos Hadiek, um dos integrantes a equipe vencedora, a participação no evento junto a colegas e pessoas com interesses em comum foi tão valiosa quanto o prêmio em si. “Foi ótimo poder ter conhecido todas essas pessoas”, diz. Os integrantes também concordam que o contato com uma ferramenta nova, e a oportunidade de aprender a utilizar um novo sistema, fizeram sua participação valer a pena.

José Luiz Spagnolo, um dos jurados do evento, se disse impressionado com a qualidade dos projetos que surgiram. Para ele, a oportunidade de unir as novas tecnologias da IBM a empresas e estudantes do setor é muito positiva para as três partes.