A Uber anunciou hoje uma parceria com a empresa Betterment para dar opções de fundos de aposentadoria a seus motoristas por meio do aplicativo. Os motoristas poderão abrir uma conta individual de aposentadoria na empresa sem pagar taxas no primeiro ano por conta da parceria.

Inicialmente, a opção estará disponível para motoristas das cidades de Seattle, Boston, Chicago e Nova Jersey, mas a empresa pretende estendê-la para os Estados Unidos inteiro “em breve”. Por tratar-se de uma parceria entre a Uber e uma empresa dos Estados Unidos, é pouco provável que essa opção chegue aos motoristas brasileiros do serviço.

publicidade

Vale esclarecer também que a parceria é apenas uma maneira de facilitar o acesso dos motoristas a planos de aposentadoria. A Uber se esforça para que sua relação com seus motoristas seja vista meramente como uma parceria, e não como uma relação de emprego tradicional. Por esse motivo, a empresa não dará qualquer dinheiro para a aposentadoria dos motoristas: quaisquer fundos que cheguem à conta de aposentadoria terão de vir do próprio motorista, segundo a Wired.

Enquanto os robôs não chegam

publicidade

O anúncio da parceria chega menos de uma semana após a empresa revelar que pretende começar a testar seus primeiros carros autônomos já em agosto de 2016. A primeira frota de carros sem motorista da empresa começará a ser testada em Pittsburgh, nos Estados Unidos, e naturalmente os motoristas da Uber na região ficaram preocupados com a novidade.

No entanto, como o The Verge lembra, a proximidade da tecnologia dos carros autônomos pode ter sido uma novidade para a própria Uber. Em maio de 2014, o CEO da empresa, Travis kalanick, chegou a comentar que a transição para carros autônomos levaria algumas décadas. “Vamos respirar fundo e nos vemos no ano 2035”, comentou: