Jogar bem não depende só de uma máquina potente e de um usuário habilidoso. Para quem leva os jogos a sério, é importante prestar atenção a equipamentos como o mouse e o monitor. Para ajudar a escolher um bom monitor, a AOC listou 6 funções essenciais que o equipamento deve ter. Confira:

1. Taxa de atualização

publicidade

A taxa de atualização indica o número de vezes que uma imagem é renovada na tela de um monitor a cada segundo. Os monitores convencionais utilizam a taxa de 60Hz, mas ela não e indicada para jogos com movimentos rápidos, já que podem causar borrões na imagem e prejudicar a experiência.

Produtos desenvolvidos com foco no mercado gamer possuem até 144 Hz, até 2,4 vezes mais rápido do que um monitor comum. Para quem ainda não deseja investir tanto, exitem opções com 75 Hz, que já trazem uma boa diferença.

publicidade

2. Tempo de resposta

O tempo de resposta é uma das funções mais importantes na hora de considerar um monitor como indicado para games. É ele que defina a velocidade em que a luz é capaz de passar pelo painel. A

publicidade

medida, feita em milissegundos, funciona assim: quanto menos o valor, melhor, já que um monitor com baixo tempo de resposta garante uma melhor performance do usuário, proporcionando movimentos e comandos em tempo real – sem atrasos ou defeitos na imagem. Atualmente, a tecnologia mais avançada oferece 1ms, evitando problemas de rastros na tela, transições bruscas e “efeitos fantasma”.

3. Ergonomia

publicidade

A ergonomia diz respeito à melhor visão e conforto do usuário durante o jogo. Assim, é importante que exista a possibilidade de personalizar o monitor. Uma boa dica é prestar atenção se o monitor consegue se movimentar em seu próprio eixo. Alguns modelos permitem ajustar altura, ângulo, giro e podem ficar até na vertical.

4. Tecnologia anti fadiga visual

Quanto mais tempo jogando, maiores as chances de a visão sair prejudicada. É importante prestar atenção se o monitor possui alguma tecnologia contra a fadiga visual, ajudando a reduzir o desconforto que pode ser causado por horas e horas de jogo.

5. Conexão

Além das já conhecidas entradas VGA e DVI, também é comum nos modelos mais recentes a HDMI. Os últimos e mais tecnológicos monitores lançados trazem ainda a Display Port, a mais moderna do mercado.

6. Diferentes modos de jogo

Trocar rápido as configurações do monitor, como brilho e cor, permite agilidade para se adequar a diferentes tipos de jogos. Alguns aparelhos no mercado permitem deixar algumas configurações preferenciais salvas, trocando-as com um botão.