Foi realizado na última quarta-feira, 24, a primeira edição do GMIC (Global Mobile Internet Conference) no Brasil, mais precisamente na capital paulista. A conferência reuniu investidores, executivos e empreendedores do ramo da tecnologia para discutir as tendências e o futuro do setor de internet móvel.

Durante o evento, o laboratório de estatística Cheetah Global Lab revelou alguns dados sobre o cenário atual a respeito do uso de smartphones e aplicativos entre brasileiros. Um ranking elaborado pela empresa revela quais são os apps para Android mais usados no país.

publicidade

O ranking leva em consideração a quantidade de usuários ativos diários, e não aqueles que instalaram os apps, mas raramente os abrem. Por isso há, entre os 10 primeiros colocados, apps como Google Play Services, que vem pré-instalado obrigatoriamente e é ativado quase o tempo todo pelo sistema. Os dados foram coletados no início do mês de agosto. Confira:

1 – WhatsApp
2 – Facebook
3 – Google Chrome
4 – Google
5 – YouTube
6 – Facebook Messenger
7 – CM Security AppLock AntiVirus
8 – Clean Master (Boost & AppLock)
9 – Google Play Services
10 – Instagram

A Cheetah também elaborou um ranking paralelo, listando quais são os tipos de apps mais usados entre os brasileiros, incluindo o índice de inserção no mercado em porcentagem – isto é, o número de usuários ativos de cada categoria em relação ao número total de usuários de Android. Confira:

1 – Comunicação (97%)
2 – Ferramentas (95%)
3 – Social (86%)
4 – Mídia e vídeo (79%)
5 – Fotografia (63%)
6 – Produtividade (54%)
7 – Música e áudio (52%)
8 – Entretenimento (41%)
9 – Viagem e localização (33%)
10 – Finanças (22%)

O levantamento, porém, não inclui a categoria de jogos, já que esta, por si só, se divide em outras sub-categorias.