Quem se empolgou com a notícia de ontem de que cientistas detectaram um sinal de rádio potencialmente alienígena talvez não goste da novidade. A equipe de astrônomos que divulgou a descoberta emitiu um comunicado nesta quarta-feira, 31, dizendo que a radiação “provavelmente” não veio do espaço.

De acordo com o Observatório Especial Astrofísico da Acadêmia de Ciências da Rússia, que controla o radiotelescópio RATAN-600 (responsável por captar o estranho sinal), a descoberta foi, de fato, “interessante”. No entanto, “subsequentes processos de análise do sinal revelaram que sua origem é provavelmente terrestre”.

publicidade

Não foi divulgado o que gerou o sinal, mas a causa mais provável é algum tipo de interferência acidental nos sensores do radiotelescópio. Mais detalhes devem ser divulgados nas próximas semanas, mas esta não é a primeira vez que astrônomos se deparam com “alarmes falsos” na busca por vida em outros cantos do universo.

No ano passado, o estranho comportamento de uma estrela distante levantou a hipótese de que poderia se tratar de uma gigantesca construção usada para colher energia do astro e abastecer uma civilização alienígena. Estudos mais aprofundados, porém, não indicaram qualquer outro dado que confirmasse essa ideia.

publicidade

Mas até mesmo aparentes “deslizes” como esses são benéficos para o progresso científico. Apenas um insistente e repetitivo processo de tentativa e erro pode eliminar outras explicações para fenômenos estranhos no universo. Assim, quando novos sinais de rádio ou brilhos estranhos surgirem em nossos telescópios, saberemos, por experiências passadas, quais hipóteses podemos descartar.

Via Ars Technica