Pokémon Go está prestes a ganhar um recurso que vai mudar o jogo e acabar com um ponto de frustração muito comum: a de não achar candies para evoluir um Pokémon raro. A comunidade de jogadores destrinchou o código da versão mais recente do aplicativo e descobriu uma nova função que permitirá obter os doces de evolução de outras maneiras além de capturar novos Pokémons.

O sistema, ainda desativado, é apelidado de “Buddy System”, ou “sistema de parceria”, e foi encontrado e descrito pelos programadores usuários do GitHub elfinlazz and AeonLucid. A ideia é que o jogador possa selecionar um Pokémon que ande com ele pelo mapa, similar ao sistema de chocar ovos. Conforme o jogador se locomove, a “ligação” entre ele e a criatura se fortalece, e como recompensa ele pode ganhar candies para evolui-lo.

O recurso parece estar longe de ser oficializado, mas ele pode mudar bastante o jogo. Atualmente, a alegria de encontrar um Snorlax, ou um Dratini, que são Pokémons bastante raros, é seguida pela tristeza de saber que vai ser difícil achar outro bicho do tipo para obter os candies necessários para torná-lo mais forte com power-ups ou evolui-lo. Isso é especialmente frustrante com Magikarps, que precisam de 400 doces para se transformar em um Gyarados.

As linhas de código desativadas encontradas no aplicativo dão a entender que, neste sistema de parceria, o Pokémon poderia estar presente ao lado do jogador no mapinha do jogo. Isso porque o código traz informações sobre “grande”, “médio”, “voador” e “fica no ombro”, que provavelmente são parâmetros de como a criatura poderia acompanhar o avatar do jogador, embora tudo ainda seja bastante especulativo.

publicidade

Esta poderia ser uma forma de aproximar Pokémon Go dos games tradicionais de Pokémon, fazendo o jogador criar um tipo de laço com suas criaturas. Atualmente, o jogo incentiva a captura desenfreada e o descarte indiscriminado de Pokémons. 

Via Pokémon Go Hub e Polygon