Fones com cancelamento ativo de ruídos já existem há algum tempo. A Sony mostrou hoje, contudo, um par de fones de ouvido que, além de conseguir anular os sons ambientes próximos ao usuário, também são capazes de identificar e amplificar as vozes de pessoas próximas.

Chamados de MDR-1000X, os fones têm três configurações possíveis de cancelamento de ruídos: eles podem bloquear o máximo de sons possíveis, deixar passar apenas vozes ou deixar passar vozes e sons ambientes. Esses recursos funcionam graças a um microfone embutido nos fones, que capta e reproduz o áudio externo.

publicidade

Do lado direito do fone, há também uma superfície de controle sensível a toques. O usuário pode colocar a mão sobre ela, cobrindo-a, o que faz com que a música seja reduzida a um volume bem menor por um tempo. Isso permite que o usuário consiga conversar sem que seja necessário interromper a música ou tirar os fones.

Outros recursos

publicidade

O próprio recurso de cancelamento de ruídos, por sua vez, é o que a Sony chama de “o melhor já feito”. Ele é capaz de detectar se o usuário usa óculos ou tem cabelo comprido – o que acaba criando um espaço maior entre o fone e os ouvidos – e se adequar a isso. Um botão no fone faz com que ele emita uma série de sons para se calibrar e otimizar a anulação de barulhos externos.

Segundo o The Verge, que pode testar os fones, eles são de fato bastante competentes em cancelar ruídos, especialmente no espectro mais grave. As vozes que passam por ele, por outro lado, acabam soando um pouo artificiais, já que passam por um sistema de microfone/amplificador, mas a possibilidade de rapidamente abaixar o som compensa isso.

publicidade

Naturalmente, além desses recursos, os MDR-1000X também prometem reprodução de áudio de alta qualidade. A empresa ainda não divulgou a data de lançamento ou o preço dos novos fones; no entanto, conforme o The Verge aponta, os recursos que eles trazem colocam-nos ao lado de fones que custam cerca de US$ 400.