Metade dos cidadãos dos EUA tem interesse em carros da Apple ou Google

Redação07/09/2016 13h24, atualizada em 28/07/2025 13h04
20160907104848
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

De acordo com uma pesquisa da empresa TECHnalysis Research, metade dos estadunidenses considerariam comprar um carro da Apple ou do Google caso essas empresas lançassem um automóvel. A pesquisa entrevistou 1000 moradores do país que têm carros e pensam em comprar outro em até dois anos.

No total, 59% dos respondentes disseram que pensaria em comprar um carro do Google (se ele existisse), e 52% disseram o mesmo sobre um carro da Apple. Além disso, 12% disseram que com certeza comprariam um carro da Apple, contra 11% que disseram o mesmo sobre um carro do Google, corroborando a ideia de que os fãs da Apple são mais “entusiásticos”. O gráfico abaixo mostra alguns dos resultados da pesquisa:

Reprodução

Segundo a Fast Company, a preferência pelo Google pode ter algo a ver com a expectativa de preço. É possível, de acordo com a pesquisa, que os compradores de carro esperem que um carro do Google seja mais barato que um da Apple. Em média, os entrevistados pensavam em gastar US$ 31.173 em sua próxima compra.

Nem o Google nem a Apple vendem carros atualmente. Há fortes rumores, contudo, de que a Apple está desenvolvendo um carro elétrico. O Google, por sua vez, tem investido bastante em carros autônomos, apesar das pegadinhas que algumas pessoas fazem com eles, e por esse motivo é pouco provável que a empresa venha a lançar um carro tradicional.

Outros dados

Ainda de acordo com a pesquisa, o interesse por carros da Apple foi maior entre as pessoas que tinham iPhones. Dessas pessoas, 69% disseram ter ao menos um pouco de interesse num carro da empresa. Por outro lado, apenas 45% dos donos de smartphones Android expressaram algum interesse num carro da Apple.

Inusitadamente, porém, o interesse por carros do Google foi maior entre os donos de iPhone do que entre os donos de smartphones Android. No primeiro grupo, 63% dos entrevistados mostraram algum interesse num carro da empresa; no segundo grupo, apenas 60% se interessaram.

Um dos fatores que poderiam justificar essa situação, porém, é a renda média de cada grupo. Segundo a pesquisa, os donos de iPhone tinham uma renda média anual de US$ 71.899, contra US$57.728 para os usuários do Android. Por esse motivo, os donos de iPhone poderiam estar mais propensos a investir bastante em um carro com tecnologia de ponta.

Redator(a)

Redação é redator(a) no Olhar Digital